Para promover seus aparelhos em uma propaganda, a Huawei usou fotos de uma câmera DSLR (Nikon D850 de US$ 3 mil) dizendo que haviam sido tiradas por seus smartphones. A farsa foi descoberta por Huapeng Zhao, segundo colocado no concurso de fotografia do iPhone de 2018. Ao ver as fotos promocionais, Zhao as achou familiares e foi investigar. As fotos eram de autoria de Su Tie, e podem ser encontradas na plataforma 500px, comunidade de fotógrafos.

A Huawei pediu desculpas e se referiu ao caso como um “descuido do editor”. Mesmo assim, a empresa manteve as fotos na propaganda e apenas tirou do texto a frase dizendo que as fotos haviam sido tiradas por smartphones da marca.

Não é a primeira vez que a Huawei é pega no pulo.

Em 2016, usou uma foto da Canon DSLR EOS 5D MarkIII para promover o smartphone P9. A empresa também afirmou que o P9 desfrutava de “câmera dupla Leica”, apesar da famosa companhia alemã ter feito apenas algumas partes da câmera – não o sensor nem a lente.

Dois anos depois, um membro do Reddit descobriu que uma selfie mostrada no comercial do aparelho Nova 3 da Huawei aparentava ter sido tirada por uma câmera DSLR. À CNET, a Huawei disse que a imagem era “apenas para referência”.

No ano passado, novamente, a Huawei usou uma foto de uma DSLR para ilustrar o flagship P30, conforme relatou a GSM Arena. Dessa vez, a empresa chinesa disse que a imagem devia ser vista como “interpretação artística” das características da câmera do smartphone.

Negócio da China!

Com informações do Abacus.

* * *