A Coréia do Norte se assanha. Num verdadeiro balaio de gato, Coréias, China, EUA, Japão e Rússia se engalfinham e, se houver guerra, vai sobrar pro mundo inteiro, inclusive para o Brasil.

O noticiário da mídia de massa foca na relação Coréia do Norte versus EUA e assim cria uma cortina de fumaça. Mas todos sabemos que a Coréia do Norte é soprada pela China e defende os interesses do seu país-mãe. Os chineses, logicamente, negam tudo – “não temos nada a ver com isso”.

A realidade é muito difícil de ser apreendida, mesmo a realidade cotidiana ao nosso redor, quanto mais a realidade das grandes questões internacionais. Quem realmente sabe o que está acontecendo são meia dúzia de pessoas – os “pouquíssimos no topo da pirâmide” (cfr Pacepa).

Acima de tudo, de nada adianta para nós – dois pés-rapados como eu e você – saber exatamente o que está acontecendo porque não temos poder algum além da nossa oração e do oferecimento dos nossos sacrifícios diários. Pode parecer pouco mas a realidade é muito difícil de ser apreendida e só no fim dos tempos saberemos o real valor dos nossos atos.

***