No filme Perfume de Mulher, Al Pacino faz o papel de Frank Slade, um oficial do exército americano cego que não vê mais sentido na vida – I’m in the dark diz ele num dos momentos cruciais do filme – e, por isso, planeja se matar. Para isso, vai até Nova York passar uns dias na farra antes de partir desta para melhor. Leva, como guia de cego, Charlie, um estudante pobre que aceita o trabalho por causa da grana. Charlie, por sua vez, também está passando por momentos difíceis. Ele e o seu amigo George correm o risco de serem expulsos da escola se não dedarem os colegas que aprontaram com o diretor.
O tema do suicídio apareceu hoje em uma longa reportagem no site da revista Veja. Segundo a matéria, o número de mortos por suicídio no Brasil só perde para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos. Em nosso país, os índices têm aumentado significativamente nos últimos anos. As faixas mais atingidas são homens jovens e idosos (principalmente esta). Uma verdadeira calamidade.
Os especialistas consultados citam, como prováveis causas, a falta de perspectiva de vida, cyberbullying (entre jovens), doenças incuráveis, isolamento social progressivo e depressão.
Todas essas causas, na minha opinião, podem ser resumidas em uma frase do coronel Slade dirigida a Charlie: O seu amigo George vai cantar como um canário. E você também. E, depois de dedar os seus amigos, Charlie, meu filho, você vai ocupar o seu lugar na longa e cinzenta fila dos machos americanos.
A longa e cinzenta fila não só dos homens americanos mas de todos os vitoriosos homens de nossa época cujo sucesso é medido pelo tamanho da conta bancária. Assim é a modernidade, com a sua falta de integridade e caráter, com os colegas dedando-se uns aos outros, o reino da rasteira e da facada nas costas, o vale-tudo de uma sociedade individualista que escolheu o dinheiro como deus. Acontece que uma sociedade em que o sentido da vida é ganhar dinheiro é uma sociedade sem sentido. Não é de estranhar que o suicídio aumente.
A amizade de Charlie livrou o tenente-coronel Frank Slade do suicídio. A amizade entre as pessoas pode livrar muita gente da depressão, do isolamento e da falta de perspectiva na vida. A emblemática frase do tenente-coronel Slade é prima-irmã da frase do Apóstolo: Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
Que lei?
A lei da amizade, da caridade e do relacionamento humano responsável pela construção da civilização ocidental: Nisto conhecereis que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
***